NOTÍCIAS/SAÚDE

Prefeitura de Monte Negro realiza mutirão de cirurgias eletivas

ED Atualizado
cirurgia-eletiva (1)

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Monte Negro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu andamento na realização das cirurgias eletivas, conforme adesão ao programa Compartilhando Saúde do Governo do estado de Rondônia. A cada semana o município avança, reduzindo a fila de espera para essas cirurgias eletivas de média e baixa complexidade.

A cirurgia eletiva é aquela que permite escolher a melhor data para ser realizada. Geralmente, o paciente passa por diversos exames antes do procedimento, que são feitos para obter as melhores condições de saúde da pessoa.

Segundo o Secretário de Saúde, “todas as cirurgias são previamente agendadas pela Central de Regulação (SISREG), e todos os pacientes passam por uma avaliação clínica para solicitação de exames, como de sangue, imagens, risco cirúrgicos e outros, onde em uma data pré-estabelecida pela central de regulação e com todos os exames solicitados em mãos, esses mesmos pacientes passam por uma avaliação pré-operatória com o próprio cirurgião geral, para que o mesmo avalie as condições do paciente em estar apto ou não para a cirurgia”, Concluiu Rui Costa.

Para a diretora do hospital Irmã Dulce, o dia da cirurgia é o momento mais esperado e com muitas expectativas pelos familiares e pelos próprios pacientes, uma vez que o Hospital Municipal segue todos os padrões sanitários em sua preparação, que vai da recepção de internação, triagem, ala de enfermaria e leitos, devidamente limpos e higienizados com uma equipe composta por profissionais capacitados para todo o atendimento do pré-cirúrgico ao pós operatório.

Nessa etapa de cirurgias eletivas, a equipe do centro cirúrgico é composta por três cirurgiões, duas anestesistas que revezam em escalas de acordo com a elaboração do mapa cirúrgico, um médico auxiliar, duas enfermeiras, um técnico de enfermagem, e um auxiliar de serviços gerais, além de contar com o apoio da equipe de enfermaria do hospital que é composta por uma enfermeira, 5 técnicos de enfermagem, uma farmacêutica bioquímica e um técnico de laboratório.

Durante o mês de outubro foram realizadas 45 cirurgias de hérnias, vesículas, fimose, hemorroidas, além de outros pequenos procedimentos cirúrgicos, como retirada de verrugas, cistos sebáceos. A secretária de saúde tem colocado à disposição dos pacientes uma equipe multiprofissional. “O nosso objetivo com a realização desses mutirões é acelerar a realização de cirurgias, reduzindo assim, a fila de espera por esse tipo de procedimentos em nosso município”, disse o secretário de saúde, Rui Rodrigues que acompanha as atividades ao lado da diretora do hospital, Aline Antunes.

O Prefeito, Ivair Fernandes, fala da importância da qualidade no atendimento ao cidadão. “Quando se trata da saúde pública, nossos esforços são ainda maiores, queremos prestar um serviço de qualidade, garantindo um bom atendimento para a população, evitando transtornos e diminuindo as filas de espera”, destacou o prefeito.

Fonte: SEMUSA