NOTÍCIAS/EDUCAÇÃO

Monte Negro Recebe Visita do Centro Lemann para Impulsionar a Educação Municipal

ED Atualizado
centro-lemman3

O Município de Monte Negro em Rondônia, recebeu nos dias 18 e 19 de setembro/2023, o Centro Lemann para Fortalecimento da Formação de Lideranças Educacionais da rede Municipal de Ensino.

A Equipe de mobilização e redes da organização foi recebida pelo Excelentíssimo Sr. Prefeito Ivair José Fernandes, pela Secretária de Educação Srª Gilvânia Bergamo Moratto, pela Articuladora Municipal Srª Micele Albano de Moraes, bem como, pelos técnicos e diretores escolares da referida secretaria de educação/SEMED.

A Prefeitura juntamente com a SEMED, recebeu durante estes dois dias em nossa cidade, a visita técnica do Mobilizador de Rede da Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, Srº James Santos Pahim. O evento, denominado Visitas de Desenvolvimento de Rede, integra o cronograma da 2ª turma de formação, oferecida pela instituição em parceria com os municípios, da qual a rede de educação gentílico é signatária.

A agenda previu estes dois dias de encontros do representante do Centro Lemann com o Prefeito Municipal, com a secretária de Educação, com os profissionais da equipe técnica e gestoras(es) escolares da cidade, inscritas(os) na iniciativa, para fortalecer a coesão da rede municipal de educação e o compromisso político com a formação das lideranças locais.

Segundo Rogers Mendes, gestor da formação de lideranças educacionais do Centro Lemann, “as Visitas de Desenvolvimento de Rede são um momento importante para fortalecermos o diálogo com as redes participantes e entendermos suas necessidades e desafios. São também oportunidades de compartilhamento das experiências de sucesso que já estamos construindo com as redes que participam da primeira turma da formação”.

Durante a visita, o mobilizador conheceu a realidade educacional do município de perto, conversou com as lideranças sobre os principais desafios e avanços, ofereceu suporte técnico, estratégico e metodológico, além de pactuar compromissos de gestão da formação e o apoio da governança na garantia das condições estruturantes para o desenvolvimento da rede.

Veja a seguir a agenda completa da visita.

– Visita de Desenvolvimento de Rede do Centro Lemann

- Conversa de abertura com secretária(o) e alinhamento com articulador

- Reunião com técnicas(os) de acompanhamento pedagógico

- Reunião de Desenvolvimento de Rede Presencial

- Encontro com as lideranças, gestores escolares, secretária(o) e equipe técnica da secretaria.

- Conversa com prefeita(o) e secretária(o) de educação

- Conversa com o Diretor Municipal da Universidade de São Paulo/USP, Drº Luiz Marcelo Aranha.

Sobre o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação:

O Centro Lemann é uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Dedica-se a influenciar, formar e apoiar lideranças educacionais na promoção de aprendizagem e desenvolvimento integral de qualidade, com equidade, no Brasil e no sul global. Também fomenta pesquisas aplicadas que apoiem lideranças na tomada de decisão eficaz com base em dados e evidências.

Fonte: Assessoria / SEMED