JUNHO VIOLETA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA
Os idosos do grupo Viver Melhor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Monte Negro/RO, tem um recado especial a toda população.
Em alusão ao Junho Violeta, no dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
A violência contra a pessoa idosa se manifesta de diferentes formas. A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, entre outros.
O abandono acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo-os através de beliscões empurrões, tapas, ou agressões que não evoluem com sinais físicos, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
A violência institucional trata-se de qualquer tipo de violência exercida dentro do ambiente institucional (público ou privado) praticada contra a pessoa idosa, quando por meio de um dos seus funcionários é realizado algum ato de abuso, agressão física ou verbal no ambiente da instituição.
A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, desprezo, humilhação, ameaças ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
Por último, há a violência financeira ou material, caracterizada pela exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Através do Disque 100, é possível denunciar todo e qualquer tipo de violência praticada contra a pessoa idosa. #Denuncie
"Viver o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade é um direito de todos os idosos"
+FOTOS
https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=1262861374130468&id=100012198520875