NOTÍCIAS/MEIO AMBIENTE

SEMA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE PROJETO DE REFLORESTAMENTO DE PROPRIEDADES RURAIS (APPs e RL)

SD Atualizado
WhatsApp Image 2022-02-11 at 13.38.45

Nesta Sexta Feira 11 de Fevereiro de 2022, no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Abreu Bianco, a Secretaria de Meio Ambiente de Monte Negro - SEMA participou de uma REUNIÃO voltada aos Produtores Rurais do Município. No evento foi apresentado o Projeto Denominado REFORESTERRA, que possibilitará a Recuperação de Áreas de Preservação Permanente – APP e Reserva Legal - RL. O referido projeto foi proposto pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) RIOTERRA, e a empresa de recuperação florestal REFOREST´ACTION, onde estas viabilizarão a recuperação florestal SEM CUSTO aos proprietários de pequenas propriedades rurais com área de até 240 hectares.

O projeto tem a missão de recuperar até 2000 Hectares, onde cada produtor selecionado terá possibilidade de recuperar até 05 (cinco) Hectares. O projeto fornecerá ao produtor os seguintes insumos. A depender da realidade de cada propriedade, são eles: (01) Arame e Estaca para cercamento da Área, (02) Mudas de espécies florestais do bioma amazônico, (03) Adubo e Calcário para correção e fertilização das covas, (04) Assistência Técnica para o plantio e condução da vegetação, oferendo tratos silviculturais como controle de formigas e plantas exóticas nos 02 (dois) primeiros anos. Vale ressaltar que segundo foi apresentado pelas proponentes do projeto a partir do 6º (sexto) ano depois do plantio caso as áreas plantadas estejam em pleno estado de desenvolvimento, haverá o pagamento de um valor financeiro por hectare recuperada, com limite de 30 anos.

A secretaria de meio ambiente falou sobre a importância do projeto, por este ter CUSTO ZERO ao produtor, e por se tratar da Recuperação de Áreas Degradadas como Reserva Legal, Matas Ciliares de Igarapés, Nascentes e Olhos D´Água, que além da sua importância na geração de serviços ambientais como melhoria da qualidade e quantidade de água, fluxo de biodiversidade animal, ainda possibilita o produtor rural ficar regularizado junto aos órgãos ambientais que é peça chave para se evitar penalidades, e para o acesso ao crédito rural.

Vale salientar que todas as medidas de distanciamento social foram tomadas, todos os participantes do evento usaram máscaras  e fizeram uso de álcool em gel.