NOTÍCIAS/MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Monte Negro adere a projeto e recebe da SEDAM madeira apreendida em Alto Paraíso

GM Atualizado
406F0475-6FB5-4D96-821A-CAA09DD9FD3E

A Prefeitura de Monte Negro, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), aderiu ao Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas, liderado pelo magistrado Dr. Maximiliano Deitos, titular da 1ª Vara do Juizado Especial da Comarca de Ji-Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Ambiental.

O propósito do projeto é promover o replantio de áreas de preservação permanente e o plantio de árvores em aterros sanitários desativados por meio da reflorestação. Durante a assinatura do projeto, foi estabelecido que 75% das mudas seriam destinadas a essa finalidade específica, enquanto os outros 25% seriam voltados para a agricultura, incluindo mudas de cacau e outras espécies.

Recentemente, a SEDAM realizou uma operação na cidade de Alto Paraíso, onde foi apreendida uma grande quantidade de madeira ilegal. Após a operação, a madeira apreendida foi destinada para o município de Monte Negro, onde será utilizada na construção de pontes, praças e outras infraestruturas da cidade.

Todo o trabalho foi acompanhado pelo secretário da SEMA, Jonis Caldato, que destacou a importância da iniciativa para o meio ambiente e para a cidade. "O Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas é uma ação fundamental para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. A destinação da madeira apreendida para obras públicas é uma excelente forma de utilizar um recurso que seria desperdiçado de forma ilegal", afirmou o secretário.

A adesão da Prefeitura de Monte Negro ao projeto reforça o compromisso do município com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. A iniciativa é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza e de incentivar a participação de todos na construção de um futuro mais sustentável.

Autor: Elvis Dias