NOTÍCIAS/SAÚDE

Monte Negro inicia Campanha de Vacinação 2023 contra Covid-19 com a vacina bivalente

GM Atualizado
WhatsApp Image 2023-02-27 at 4.50.42 PM
A Prefeitura de Monte Negro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), iniciou hoje dia, segunda feira (27) Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19, com as vacinas bivalentes da Pfizer. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original e as novas cepas, incluindo a ômicron e suas subvariantes, que são as que mais têm infectado a população ultimamente.
A campanha será realizada em todo o país e as vacinas bivalentes são destinadas aos grupos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Ela iniciará com as pessoas nos grupos de risco, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença. Fazem parte deste grupo os idosos acima de 60 anos; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs); pessoas institucionalizadas, maiores de 12 anos, bem como os profissionais que trabalham nestas instituições; pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).
Somente pode receber esta dose a pessoa que tenha concluído o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Caso contrário, é necessário atualizar o seu esquema vacinal antes de se imunizar com a nova vacina. Além disso, é necessário respeitar o intervalo de, pelo menos, quatro meses, da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico).
Segundo a Coordenadora Beatriz Costa, a vacina estará disponível na unidade de Saúde do setor dois (02) na sala de vacina a partir das sete e trinta, sendo necessário apresentar cartão SUS, carteira de vacinação do Covid-19 e um documento de identificação com foto. “Para ser atendida com a vacina Pfizer Bivalente, basta se dirigir a UBS e nossa equipe estará pronta para ao atendimento” Ressaltou a Coordenadora.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rui Costa, há 1.657 (hum mil seiscentos e cinquenta e sete) idosos no município que cumpriram o esquema primário da vacinação e estão aptos a receber a vacina bivalente. “Nós recebemos um lote de 552 doses da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e iniciaremos a campanha com este lote. A nossa expectativa é recebermos mais doses nas próximas semanas, para avançarmos com a campanha”, apontou.