NOTÍCIAS/ESPORTE E CULTURA

Prefeitura Institui o Hino Oficial do Município

GM Atualizado
WhatsApp Image 2023-04-10 at 5.30.50 PM (1)
A Prefeitura de Monte Negro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer (SETUR), instituiu o Hino Oficial do município por meio de concurso conforme edital de nº.011/2023 e portaria de nº049/2023. Cinco (05) compositores se inscreveram e todos foram avaliados pela comissão julgadora composta por nove (09) integrantes, com conhecimentos em cada área que Lei determina. A obra vencedora, composta por Andreza Pereira da Costa Santana e música Fabricio Pereira da Costa, deverá ser executada em festividades e eventos oficiais da cidade, bem como nos estabelecimentos públicos e privados de ensino.
O hino foi escolhido por meio de avaliação de uma comissão julgadora, composta por profissionais da música, educação, conhecimento histórico e linguístico, as avaliações ocorreram entre os dias 22 de março a 06 de abril do corrente ano. Após avaliações especificas sobre composição, arranjos, letra, a canção que foi inspirada na história, suas origens, suas belezas, seus rios e riquezas, agora se torna a identidade musical da cidade. A autora recebera uma premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil reais.
A comissão de avaliação foi composta pelos seguintes integrantes:
Jose Domingos Del’Padre, Conhecimento Histórico;
Gabriel Maran Ferreira, Conhecimento musical;
Rosilene Paiva dos Santos Botelho e Rejane Biazatte Fernandes Rodrigues, Conhecimento na área linguística e literária;
Monica Guedes Barbosa Nunes de Araujo, Janete Falquembach Reveilleau, Ivanda Maria Zanotelli Ronconi, Eliana Pinheiro da Silva e Janduira Pereira Gomes, representando a comunidade civil.

Na avaliação do prefeito, o hino vem completar a simbologia que formam a marca visual dos órgãos do município "Ter um Hino que represente o município e poder chamá-lo de nosso, significa valorizar a memória, as identidades, as singularidades e os hibridismos que marcam a formação do povo e da história da nossa cidade", avalia o Prefeito Ivair Fernandes.

O hino faz um passeio pela história de cidade. Mas não ficou só exaltando o passado. "Foi um trabalho em que todas nós nos entregamos! A partir do edital, começamos a pensar em uma obra que envolvesse as pessoas a partir dos aspectos culturais e históricos da cidade. Pensamos que podíamos trabalhar o presente, o cotidiano de quem canta", ressaltou o secretario Marcos Augustinho.
O Hino de Monte Negro será lançado oficialmente no dia 18 de abril, na câmara municipal, com a presença do prefeito, vereadores, secretários do município e os compositores.

WhatsApp Image 2023-04-10 at 5.30.50 PM (3)
WhatsApp Image 2023-04-10 at 5.30.50 PM (2)
WhatsApp Image 2023-04-10 at 5.30.50 PM