NOTÍCIAS/ESPORTE E CULTURA

SETUR- Secretaria de esporte e turismo faz balanço de suas atividades em 2022.

GM Atualizado
IMG_3171
Com a chegada do final de ano, o secretário de esporte, cultura e turismo- SETUR, Marcos Augustinho, esteve na manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro, na secretaria de administração e finanças (SEGAFIN), apresentando ao prefeito Ivair Fernandes e ao secretário geral Rui Costa, as ações e resultados obtidos pela gestão da Secretaria de Esporte (SETUR) no ano de 2022.
O secretario iniciou sua explanação destacando que algumas de suas ações são realizadas através de parceiras com outras secretarias do município, encampando a luta pela manutenção e fortalecimento do esporte da cultura no município. “Em 2021, fomos contemplados com um convite para assumir a SETUR, tendo pela frente a missão de cuidar da ornamentação de pontos da cidade para recepcionar as festas natalinas daquele ano”, destacou ele.
Outro ponto bastante destacado pelo secretário foi a realização do curso de árbitros realizado em parceria com a Federação Rondoniense de Futebol 7 Society e Entorno, qualificando inúmeros profissionais que hoje atuam nos gramados do município nas competições de futebol em geral.
Marcos também não deixou de ressaltar que após a pandemia podemos reativar um dos nossos eventos mais tradicionais que é o ARRAIAMONT, que em sua 10º edição arrastou multidões em dois dias de festa e contou praça de alimentação e apresentações artísticas, como quadrilhas, boi-bumbá e bandas musicais.
No esporte realizamos campeonatos e torneios, sendo um de futebol de salão, dois campeonatos de futebol SOCYET, como a taça Jairinho, campeonato municipal e um campeonato de futebol feminino, onde contamos mais de 600 atletas envolvidos.
Para o secretario Marcos estar a ferente da SETUR representa um enorme desafio, uma vez que o prefeito Ivair sempre foi um entusiasta do esporte, para tanto implantou uma escolinha de futebol masculino e feminino, que conta com um professor preparado para a passar o aprendizado necessário ao futuros atletas, sem contar que através da escolinha de futebol fora inserido um projeto de inclusão de crianças autistas no esporte como um todo, onde são atendidos mais de cem crianças pela escolinha de futebol municipal..
Ainda sobre o esporte, o secretario frisou a realização de dois eventos voltados ao motocross, sendo um deles uma etapa estadual, com participação de motociclistas de vários municípios do Brasil, realizada em parceria com SEMOSP (secretaria municipal de obras) e a LIMERO (Liga independente de motocross do estado de Rondônia)
Por fim o secretario expos ainda a realização de um evento voltado ao dia do evangélico, com a participação de todas a igrejas de nosso município, realização do desfile de Sete de Setembro, programação para a iluminação natalina de 2022 e a festa da virada que acontecera na data de 31 de dezembro, com muito som, apresentação de três DJs no palco e show pirotécnico, anunciando assim a chegada de mais um ano
Para Marcos, é necessário programar o turismo, esporte e cultura com uma visão regional, com a criação de novos eventos voltado a outros seguimentos do esporte, cultura e lazer. “Hoje fazemos parte de uma gestão que valoriza o esporte, o lazer e a cultura e vamos cada vês mais colocar a nossa dedicação e o nosso compromisso em prol dos nossos atletas e demais munícipes.
No final da explanação, o Prefeito Ivair se deu por satisfeito e declarou aos presentes que acertou em confiar a pasta SETUR ao secretário, pois em apenas um ano à frente da secretaria, mostrou resultados nunca visto pela secretaria de esporte em nosso município.

WhatsApp Image 2022-12-15 at 12.36.05 PM (2)
WhatsApp Image 2022-12-15 at 12.36.05 PM
WhatsApp Image 2022-12-15 at 12.51.21 PM