NOTÍCIAS/AÇÃO SOCIAL

SM Atualizado
RG COMUNICADO2
COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Monte Negro/RO, por meio da Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social – SEMDES, informa a todos que realizaram a coleta de informações e impressões digitais para confecção do RG há mais de 02 anos, que compareçam ao Posto de Identificação Civil para retirar o documento, considerando que existem mais de 80 (oitenta) Carteiras de Identidade confeccionadas desde 2020 que ainda não foram retiradas por seus titulares.

A emissão para primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. A partir de 2023, a taxa para emissão da segunda via do documento corresponde ao valor de R$ 162,79 (cento e sessenta e dois reais e setenta e nove centavos), e possui prazo de entrega de até 120 dias após a solicitação. Cabe informar que a segunda via é gratuita somente nos casos em que o solicitante seja vítima de furto/roubo do documento, devendo apresentar boletim de ocorrência policial.

Para emissão do documento, o solicitante deve comparecer no Posto de Identificação Civil, localizado na sede da SEMDES (Rua Justino Luiz Ronconi nº 2243, Setor 01, ao lado da Câmara de Vereadores), de segunda a sexta-feira, das 08h00min às 14h00min, apresentando as vias originais da Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF e 02 fotos 3x4 (iguais e recentes).

Importante destacar que a Carteira de Identidade possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, pois ela reúne suas principais informações como foto, data de nascimento, nome completo, assinatura, digital, nome dos pais, entre outros dados.

Na ocasião, a Secretária da SEMDES, Marilene Cristian da Luz, ressalta que a emissão da documentação pessoal é o primeiro passo para o exercício da cidadania, sendo fundamental para garantir o acesso aos direitos essenciais, como saúde e educação, participar de programas sociais do Governo e ter acesso a benefícios assistenciais e aposentadoria.