NOTÍCIAS/AÇÃO SOCIAL

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE MONTE NEGRO/RO

SM Atualizado

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE MONTE NEGRO/RO

O Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social – SEMDES, realizou na manhã desta quarta-feira (20/10/2021), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Abreu Bianco, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social do município de Monte Negro/RO.

A Conferência fora conduzida pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS, Bruna Barreto, contando com o apoio do Vice-Presidente, Paulo Mendonça. Compondo a mesa oficial, tivemos a presença da Secretária Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social, Marilene Cristian da Luz; o Secretário Municipal de Gestão em Administração e Finanças, Rui Costa, representando o Excelentíssimo Senhor Prefeito, Ivair Fernandes; a Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Marli Bruno Quadros; a Presidente do COMAS, e a Conferencista convidada, Marli dos Santos Assis Fogaça.

Durante o evento, contamos ainda com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, da Secretaria Municipal de Industria e Comércio – SEMIC, do Instituto de Previdência de Monte Negro – IPREMON, da Casa de Acolhimento Lar Esperança, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, dos usuários e trabalhadores do SUAS, como também, das convidadas da Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento Social de Ariquemes, entre outros.
O tema central da Conferência foi abordado pela Sr.ª Marli dos Santos Assis Fogaça, que discorreu sobre a “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Além da palestra, os participantes analisaram as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho acerca dos eixos temáticos apresentados. As propostas abrangeram desde financiamentos, proteção social, investimentos em recursos humanos e capacitação, até a atuação do SUAS em situações de emergência e calamidade pública.
“A Conferência contribuiu para a reflexão sobre as políticas de Assistência Social e para a proposição de novas soluções e ideias visando a melhoria da Assistência Social no município, além de elencar as prioridades para os próximos anos. O município tem investido continuamente na ampliação dos serviços relacionados às políticas públicas e fortalecido os conselhos municipais que integram a Assistência Social. Nesse sentido, a Conferência permitiu identificar necessidades e nortear os nossos serviços”, pontuou a Secretária da SEMDES, Marilene Cristian da Luz.

O COMAS e a SEMDES manifestam profundos agradecimentos a todos que se fizeram presentes, pois a participação democrática da sociedade civil e do poder público enriqueceu o resultado desta tão importante Conferência, deliberando-se propostas para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e elegendo os Delegados para participação na Conferência Estadual de Assistência Social.

+FOTOS E VÍDEOS: